top of page

"Who are you wearing?": minidoc registra o lançamento do EP do duo post-punk The Lautreamonts

A partir imagens de trechos dos shows na Audio Rebel (Rio de Janeiro / RJ), onde foi feito o lançamento do EP no dia 21 de dezembro de 2018, e na Necessaire (Juiz de Fora / MG) em que a banda se apresentou no dia 5 de janeiro de 2019, Martha F. e Hudson contam um pouco de como foi o processo de produção do EP "Who are you wearing?", primeiro trabalho do duo post-punk, lançado em outubro de 2018 em uma parceria dos selos Efusiva Records e Oblique Musique Disques.

Show de lançamento "Who are you wearing?", The Lautreamonts (Audio Rebel, 21/12/2018). Foto: Marcela Valverde.

De acordo com a dupla, "Who are you wearing?" foi nomeado a partir de um dos principais questionamentos de tapetes vermelhos em desfiles de moda: quem você está vestindo? A pergunta faz referência direta as marcas e casas de moda que as pessoas usam nesses eventos tanto para se diferenciarem do todo quanto para se sentirem alinhadas ao modos operandi desses círculos sociais.


Tal curiosidade levou os Lautreamonts a pensar sobre as "construções de si" praticadas por todos em nossa sociedade. Seja em relação as vestimentas que utilizamos ou os locais que frequentamos, entre outros exemplos, a maneira como nos apresentamos é sempre passível de alguma negociação, escolha ou convenção social que arquitetam a nossa própria imagem. Dessa forma, a banda percebe que a questão da identidade atravessa todas as cinco músicas de "Who are you wearing?".


Em "Drinksin+Truthsout", por exemplo, os Lautreamonts reconhecem o álcool como uma grande prova às identidades. Uma vez que seu potencial libertador pode pôr em cheque as personalidades construídas para revelar um "eu" reprimido entre aparências artificiais.


Assista agora:


Ficha técnica:

Câmera: Delitinho Bonnie, Letícia Lopes e Vita Parente

Edição: Vita Parente

Direção e roteiro: Letícia Lopes e Vita Parente

Lançamento: Efusiva Records


The Lautreamonts:

Se você passou pelo Post-punk, tropeçou no grunge nos anos 90 e anda procurando alguma coisa diferente, mas não sabe exatamente o quê (tipo aquele impulso que bate domingo à noite e te faz abrir a geladeira mil vezes sem saber exatamente o que quer encontrar lá), o som dos Lautreamonts pode ser aquilo que você precisa.

A música de Hudson e Martha F. é feita pra gente que percebe detalhes e sutilezas, mas também gosta de distorção e peso. Tem música oriental, bastante percussão, uma pitada de sarcasmo, experimentação e uma dose generosa de Post-punk.

Assim como no livro surrealista “Os Cantos de Maldoror” do Conde de Lautreamont (sim, é de onde vem o nome), os Lautreamonts soam tão belos quanto“ o encontro de um guarda-chuvas com uma máquina de costura numa mesa de dissecação”.


bottom of page