top of page

Pata contesta a felicidade plástica e pré-fabricada no videoclipe de "Downer"

O power trio Pata lançou nesta segunda feira, via Hits Perdidos, o videoclipe de Downer. Com produção assinada pelo coletivo Tesoraria Produções, o trabalho faz parte do próximo álbum da banda, o "Shit & Blood", a ser lançado pela Efusiva nos próximos meses.

Downer - Tesoraria Produções

Em uma trama curiosa, o videoclipe mostra as traquinagens de uma criança mal humorada que, entre cenas que combinam um passeio no parque, onde atrapalha um casal de namorados ou até mesmo atira fezes em outra personagem, também interage com a banda em uma locação inusitada. Além do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Belo Horizonte, as gravações também ocorreram em um lixão da cidade.

Lucia Vulcano (voz e guitarra) conta um pouco sobre a experiência: "o processo de gravação como um todo foi muito divertido e aprendemos muito sobre nós como um grupo. Acredito que saímos mais maduros e cientes do que queremos enquanto banda (...) Confesso que a ideia do lixão foi um pouco demais até para mim, mas percebi isso só na hora da gravação, que estava fedendo muito e cheio de barata. No saldo final foi bem divertido gravar. A Lira (criança atriz do clipe), é uma fofa e comprou a ideia da bagunça. Chamamos alguns amigos adultos para contracenar com ela e consideramos o resultado desta experiência 10/10"

Downer - Tesoraria Produções

A Tesoraria Produções também comenta a experiência:

“Foi um presente realizar o clipe de “Downer” da Pata, que além de ser uma banda que tem tudo a ver com nosso trabalho, é musicalmente incrível. O mais marcante nessa história foi como esse projeto firmou ainda mais os laços de amizade que nós da Tesoraria temos com a banda. Onde pudemos desenvolver nosso trabalho de maneira divertida e calorosa, podendo arriscar com toques de efusividade e sarcasmo, traços notáveis na identidade da Pata.”


O coletivo Tesoraria Produções surgiu em setembro de 2018 a partir de muitas trocas e resistências entre mulheres. Tendo como principal interesse o registro da comunidade feminista e LGBT+, a Tesoraria é formada por quatro mulheres lésbicas (Isabela Furtado, Mari Botelho, Nat Bandeira e Ferpa) que acreditam que "registrar é visibilizar, mas é também uma maneira de manter nossa memória viva através da produção audiovisual".


"Downer" é a primeira faixa do trabalho a ser lançado em breve. Primeiro disco cheio da banda, "Shit & Bloody" foi gravado entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 no Estúdio Motor em Belo Horizonte / MG. A produção e realização do álbum é resultado do sucesso da Patolão, a campanha de financiamento coletivo batalhada pela Pata no início do ano que teve mais de 170 apoios.

O disco terá 10 faixas e expressa um pouco do quanto a banda evoluiu desde seu primeiro EP "Wild and Cabeluda", lançado em 2017, sem negar as origens de um rock sujo, com muito drive, ódio e amor produzido pela atual formação: Lúcia Vulcano (guitarra e voz), Luís Friche (baixo) e Beatriz Moura (bateria).


Assista ao videoclipe de "Downer":


bottom of page