top of page

Howlin, Efusiva e Oxenti: 3 dias de eventos para celebrar a morte do "roque"

Atualizado: 9 de mar. de 2020

Não é de hoje que ouvimos que o rock está morrendo, o rock vai morrer, antigamente que era bom – e tantos outros lamentos e amarguras de um saudosismo repetitivo. Ao invés de lamentar, os selos Howlin' Records, Efusiva e Oxenti Rec. decidiram celebrar a morte desse rock ultrapassado e que reforça opressões e preconceitos, criando a turnê Desaforo. Na turnê, os eventos são temáticos e incluem as bandas – Deadman Dance (SP) HAYZ (SP), La Burca (Araraquara/SP), Letty (SP), pata (BH), Trash No Star (RJ), Kinderwhores (RJ) e Nag Champa (RJ).


Na primeira data, dia 1 de fevereiro, Deixa o Roque Morrer! Noite: Efusiva / Howlin / Oxenti Recs – acontece no Aparelho/Rio de Janeiro com as bandas La Burca, TrashNoStar, Kinderwhores e NagChampa – parceria com a Oxenti Rec.


No dia 7 de fevereiro, no Presidenta - Bar e Espaço Cultural (SP), a overdose sonora – Minha Droga é o Roque – com Letty, La Burca e TrashnoStar.


E no dia seguinte, 8 de Fevereiro, na Associação Cultural Cecília em SP, finalmente: O Roque Morreu com Deadman Dance, HAYZ, La Burca, Pata e TrashnoStar.


Conheça as bandas:


DEADMAN DANCE foi formado no final de 2018 na capital paulista, o power trio Deadman Dance nasceu da união das influências e ideias dos amigos Eduardo Geraissate (Violino e vocais), Rafaela Antonelli (Bateria) e Henrique Codonho (Baixo). Usando de sonoridades cruas e às vezes brutais, com um violino altamente distorcido no lugar de uma guitarra, o trio faz uma pesquisa em descaracterizar o que se espera de um som de power trio, puxado por influências do grunge, stoner rock e músicas tradicionais brasileiras. Atualmente, a banda está finalizando seu primeiro EP – Ticking Clocks – com data de estreia para o primeiro semestre de 2020, no estúdio Cavalo, sob produção de Alyson Borges.


HAYZ é um power trio de queerpunk de São Paulo formado em 2018 por Josie Lucas (guitarra/voz), Bruna Provazi (baixo/voz) e Roberta Bergami (bateria). Profundamente influenciada pela sonoridade de bandas dos anos 90 e 2000, como Longstocking, Third Sex e Team Dresch, a banda aborda em suas letras temas cotidianos  de forma poética e sincera. Seu EP de estreia, “Não Estamos Mais em Casa”, foi lançado em março de 2019 pelos selos Howlin’ Records e Efusiva.


LA BURCA é uma banda post-punk-tropicaos ou post-punklore de Bauru-Araraquara/SP, e lançou dois discos “La Burca” (2013) e “Kurious Eyes” (2016) e um EP "She goos to flowers" (2015) através do selo da banda punklorecords! no esquema faça-vc-mesmo. Fundada em 2011 por Amanda Rocha (voz, violão, composição), estreia nova formação em 2020 como trio com o baterista Ed Paolow e o guitarrista Denial Guedes. As influências vão desde o punk diy, amansando no folk, bebendo no post-punk, regurgitando no grunge e se recompondo nos temas introspectivos- instrumentais. No momento a banda mescla novo repertório cantado em português à releituras sonoras de alguns sons e experimentações libertárias lesbopunk.


LETTY é Cantora, compositora, guitarrista, girlfront latina e entusiasta do “faça-você-mesma”, Letty estreia no inverno do interior paulista de 1996. Em 2018, inebriada pelo fuzz, reverb, cores e pitadas de desilusão, concebe seu terceiro EP: “The Rolling Stones Were Always Wrong”, trabalho pela primeira vez lapidado por mais de um par de mãos que não as suas, e lançado no final da primavera com o apoio do selo Howlin’ Records. Também aos cuidados do produtor Guilherme Xibrusk, o erro dos Rolling Stones é tocado e festejado por oito mãos, em cinco composições que Letty inaugura com o termo garagrunge: denso, ágil, agressivo, e ainda assim com a valentia de preservar a ternura onde esta ainda se cabe, o novo rebento da artista e seus comparsas é um alento às nossas gargantas brasileiras e embaraçadas.

- Layla Loli, poeta e dramaturga Ouça: bit.ly/TheRollingStonesWereAlwaysWrong


PATA  é um flerte com o esgoto; uma declaração de amor aos pessimistas. Formada por Lúcia Vulcano na guitarra e voz, Bê Moura na bateria e Luís Friche no baixo, a Pata lança seu primeiro disco: Shit & Blood. Gravado nas alterosas mineiras, durante os meses de dezembro e fevereiro de 2019 no Estúdio Motor, Shit & Blood é um convite para a bagunça entre o que nos nutre e o que não nos serve mais - processo esse representado pela menstruação e pela diarreia.


TRASH NO STAR de Nilópolis/RJ, formada em 2010, na baixada Fluminense (RJ), Trash No Star segue a cartilha das bandas estadunidenses e européias de meados de 1980 e inicio de 1990, com riffs, bigmuff, fuzz, microfonias, punk e lo-fi. Letícia Lopes (guitarra e vocal) e Felipe Santos (baixo e vocal) já tocavam em outros projetos desde a adolescência e durante a trajetória da TNS intercalaram seus dois lançamentos – Single Ladies (2013) e Stay Creep: (no)Summer Hits (2014), agendas de shows e participações em festivais, com a rotina caótica que envolve ser pai e mãe de três crianças. No final do ano de 2018, Pedro Millecco assume a bateria e a banda volta às atividades com o início da gravação do próximo disco. Trash no Star é uma banda que acredita na possibilidade de fazer música para diversão e conscientização, focando em temáticas psicológicas e políticas, entendendo que discurso e prática devem sempre andar de mãos dadas. *Para ouvintes de Sonic Youth, Dinosaur Jr, McClusky, PJ Harvey, Babes in Toyland e Mudhoney.


NAGCHAMPA é uma banda pós-punk-tropical-experimental dançante de amigos com forte laços afetivos inspirada na onda Dischord e influenciada pelo movimento Revolution Summer. A banda surgiu em meio a tentativas de expressar através de poesias existencialistas suas angústias, seus medos, incertezas e frustrações assim como também transforma-lxs em combustível e incendiar corações em busca de manter a chama acesa.


KINDERWHORES Banda formada em 2010 por amigas de escola, a Kinderwhores é influenciada por bandas noventistas Riot Grrrl e faz shows calorosos embalados por todo o fervo e resistência que é ser mulher.


SERVIÇO:


Deixa o Roque Morrer

Data: 01/02/2020, 20h-03h

Aparelho / RJ

Praça Tiradentes 85, Centro, RJ.


Minha Droga é o Roque

Data: 07/02/2020, 19h-23h

Presidenta Bar / SP

Rua Augusta 355, Centro, SP.


O Roque Morreu

Data: 08/02/2020, 17h-23h

Associação Cultural Cecília / SP

Rua Vitorino Carmilo 449, Barra Funda, SP.



bottom of page